Analisando o Sêmen

Analisando o Sêmen

Compreendendo a Análise do Sêmen

FONTE VOLUME CARACTERISTICAS
Glândulas uretrais e bulbouretrales 0.1-0.2cc Viscosa, clara
Testes, epidídimo 0.1-0.2cc Presença de esperma
Prostata 0.5-01cc Ácido, aquoso
Vesículas seminais 01-0.3cc Gelatinoso, frutose positiva
Ejaculação completa 2.0-5.0cc Liquifez em 20-25min

A infertilidade do fator masculino é mais comumente definida como anormalidades no número de espermatozoides presentes, proporção do espermatozoide motil é morfologicamente normal. A OMS definiu os valores normais para a ejaculação humana.

Parâmetros normais do Sêmen

A análise do sêmen não é um teste para a fertilidade. A determinação da fertilidade é um fenômeno relacionado ao casal que requer o início de uma gravidez. O paciente não pode ser considerado fértil com base apenas na análise normal do sêmen. Foi demonstrado que 30% de todos os pacientes com análise normal do sêmen têm função espermática anormal. Os espécimes de sêmen são obtidos por masturbação em um recipiente esterilizado de boca larga após 2-5 dias de abstinência e analisados dentro de 1 hora da coleta. Portanto, os pacientes devem ser fortemente recomendados para coletar amostras dentro da área clínica. Se a relação sexual é a única maneira de coletar amostras, há preservativos especiais não-reativos disponíveis.

Tipicamente duas a três análises de sêmen são obtidas ao longo de um período de 3 meses antes de fazer qualquer conclusão final relativamente à qualidade ou quantidade de esperma de linha de base. No entanto, se a primeira análise de sêmen é normal, o teste de repetição não é necessário. A doença febril recente ou a exposição a agentes gonado tóxicos podem afetar a espermatogênese por até 3 meses, pelo que a análise do sêmen tem de ser adiada. O volume ejaculado normal está entre 2 e 6 ml. 65% do volume é de vesículas seminais, 30-35% é da próstata e apenas 5% dos vasos. O baixo volume está associado à ausência ou diminuição do componente vesicular seminal da ejaculação (ausência de SV, obstrução completa ou parcial dos dutos ejaculatórios) ou ejaculação retrógrada O pH do sêmen normal é 7,2-8,0. A secreção prostática é ácida enquanto o líquido vesicular seminal é alcalino (a frutose seminal é derivada de vesículas seminais). A ejaculação ácida (pH <7,2) pode estar associada ao bloqueio de vesículas seminais. A infecção é geralmente associada com a ejaculação alcalina (pH> 8.0_ Azoospermia com baixo volume de ejaculação, frutose negativa e ácido pode implicar obstrução dos dutos ejaculatórios pH mais de 8.0 pode indicar infecção.O sémen é inicialmente em estado liquefeito, mas rapidamente coagular pela ação De proteína quínase segregada pelas vesículas seminais.As enzimas proteolíticas da próstata licuam o coágulo em 20-25 minutos.A liquefacção anormal pode ser revestida por anormalidades prostáticas, por exemplo prostatite.Uma viscosidade aumentada pode afetar a motilidade do esperma Concentração: avaliada em câmaras Mackler ou Cell-VU. Azoospermic espécime não contém espermatozoides, oligospermic amostra revela concentração de menos de 20×106 e normospermic espécime contém mais de 20×106. Motilidade e progressão para frente: normalmente> 50% dos espermatozoides na amostra são motilhos. Avanço progressão descreve quão rápido o esperma móvel está se movendo (normal 2+ na escala de 0 a 4)

Morfologia = forma dos espermatozoides: Várias técnicas têm sido descritas para avaliar a morfologia espermática. Os espermatozóides são classificados em forma de oval normal, cônico, amorfo, duplicado e imaturo. O espermatozoide normal deve ter uma forma oval com contorno liso, cápsula acrosomal que abranja 40-70% da cabeça, sem anormalidades de peça central, ou cauda e sem vacúolos citoplasmáticos de mais da metade da cabeça do esperma. O tamanho da cabeça é 5-6m M x 2.5-3.5m M. Qualquer espermatozoide limítrofe é contado como anormal (amorfo, cônico, duplicado, imaturo, cauda enrolada, cauda embotada, anormalidades de peça intermediária). O valor preditivo da morfologia do espermatozoide na determinação das taxas de gravidez é baixo.

Volume da Ejaculação – Aprenda a Aumentar